Mulheres, Cultura e Política: livro de Angela Davis ganha versão em português

AngelaDavis
Mulheres, Cultura e Política à venda na Amazon

Dando sequência ao livro Mulheres, Raça e Classe, lançado em português no ano passado, a Boitempo lança agora o título Mulheres, Cultura e Política que traz um compilado de antigos discursos da ativista americana, negra e feminista Angela Davis.

Dividida em três eixos temáticos,  “Sobre as mulheres e a busca por igualdade e paz”, “Sobre questões internacionais” e “Sobre educação e cultura”, a obra faz um balanço da luta de Angela por uma mudança social progressista e aborda as mudanças políticas e sociais pelas quais o mundo passou nas últimas décadas em relação à igualdade racial, sexual e econômica.

A publicação reúne dados históricos e estatísticas minuciosas sobre as condições das mulheres, da classe trabalhadora e da população negra dos Estados Unidos durante o governo de Ronald Reagan, expondo como a política adotada naquela administração operou para enfraquecer esses grupos sociais.

Precisamos pensar o quanto o racismo impede a mobilidade social da população negra”, diz. “Temos um problema de classe. E o racismo também cria uma hierarquia de gênero, deixando a mulher negra em uma situação muito maior de vulnerabilidade social.

Davis faz ainda reflexões importantes sobre a resistência representada pelos movimentos sociais e sobre o potencial de conscientização e contestação da educação e das artes, em especial a pintura, a fotografia e o blues. Uma leitura imperdível!