Viaje como uma garota

Fala se muito em “mulherzinha”, “parece uma menina”, “bate como uma mulherzinha”. A mulher está associada à fragilidade e fraqueza tanto físíca quanto emocional. Diante disto, há um movimento crescente para combater isto. Há um tempo vem se disseminando falas para desconstruir o cunho pejorativo associado ao gênero feminino.

12279240_10208129858471354_4431384788360516951_n

Em 2014, a Always lançou uma campanha para ressignificar a frase “COMO UMA GAROTA” e em um estúdio pediu para que as pessoas realizassem atividades simples como uma garota. Mulheres e homens reproduziram comportamentos ditos femininos que demonstrariam que elas são incapazes. Porém, quando garotas mais novas foram questionadas, elas agiram ao comando como elas mesmas, dando o melhor de si.

“Em meu trabalho como documentarista, tenho testemunhado a crise de confiança entre as meninas e os impactos negativos dos estereótipos em primeira mão”, disse Lauren Greenfield, cineasta e diretora do vídeo #LikeAGirl.

“Quando as palavras”como uma menina” são usados ​​para significar algo ruim, é profundamente incapacitante. Estou orgulhosa por fazer parceria com Always e lançar luz sobre a forma como esta simples frase pode ter um impacto significativo e duradouro sobre meninas e mulheres. estou animada para fazer parte do movimento para redefinir “como uma menina” em uma afirmação positiva.”

No Brasil, a mulherada da marca Puta Peita, também levanta esta bandeira através de camisetas, adesivas e moletons. Em seu manifesto, elas colocam que tem como objetivo “provocar desconfortos pro bem, gerando discussões relevantes e transformadoras pra gente, pra nossa bolha e, principalmente, pra fora dela. É peitar a realidade – com o perdão do trocadilho – pra fazer a mensagem chegar do outro lado da força.” Assim, entre as suas estampas trazem “dizeres polêmicos” como “Pedale como uma garota”. “Faça como uma garota”, “Toque como uma garota” e “Lute como uma garota”.

A partir destas ideias, por que não pensarmos em “Viaje como uma garota”? Viaje sozinha! Viaje com suas amigas! Viaje com o seu boy! Viaje com os seus amigos! Viaje com a sua família! Não importa como, o que importa como as meninas da Peita dizem é “nunca olhem para baixo!”.

Puta Peita: Facebook // Site

Marcado como: